Marketing de Relacionamento

um levantamento em empresas e com consumidores do comércio de Garça/SP

  • Andréia de Abreu Siqueira Fatec Garça
  • Poliana Petrel Fatec Garça
Palavras-chave: Marketing. Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes.

Resumo

A competitividade entre as empresas para conquistar uma fatia no mercado tem aumentado cada vez mais, e a grande variedade de ofertas existentes proporciona ao consumidor o poder de escolha. Mediante esse cenário, é importante para a empresa buscar alternativas que a ajudem a conquistar clientes fiéis, utilizando de ferramentas que possibilite um relacionamento mais estreito com os mesmos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar quais são as estratégias utilizadas por empresas do comércio de Garça-SP em seus relacionamentos com os clientes. Para tanto, realizou-se uma investigação empírica 2 empresas do comércio de Garça/SP. Realizou-se a coleta de dados a por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado com gestores e também por meio da aplicação de questionário fechado à 100 consumidores. Analisaram-se os dados coletados na pesquisa de campo de forma descritiva. Os resultados obtidos vão de encontro às discussões a respeito do papel do Marketing de Relacionamento, havendo uma significativa compatibilidade nas informações obtidas através do sujeito de pesquisa com as respostas dos consumidores Além disso, a pesquisa de campo trouxe informações ainda não discutidas na literatura especializada. Dessa forma, pode-se afirmar que as empresas estudadas encontram-se no caminho para obter um Marketing de Relacionamento efetivo e eficiente, mas ainda há alguns pontos a melhorar

Biografia do Autor

{$author}, Fatec Garça

Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Docente do curso de Gestão Empresarial da Fatec Garça. 

{$author}, Fatec Garça

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Fatec Garça.

Publicado
2018-12-21