OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

  • Heloiza Perozim Pinheiro Gardinale ETEC MAM - Garça/SP

Resumo

O presente estudo teve como pretensão principal elencar e refletir sobre os desafios que as tecnologias têm trazido ao professor no contexto da educação. Por meio de pesquisas em livros, revistas e artigos eletrônicos relacionados ao assunto, considerando contribuições de autores como CORTELLA (2014), MOREIRA e KRAMER (2007) e KENSKY (2007), dentre outros, buscou-se descobrir exemplos de tais desafios, analisando-os sob o aspecto de seus impactos na atuação do professor. Quando adotadas como suporte ao processo de ensino e aprendizagem, percebeu-se que as novas tecnologias e suas respectivas novas abordagens educacionais podem aprimorar o contexto de ensino, indo ao encontro das exigências contemporâneas da globalização e das expectativas da sociedade. As novas tecnologias podem aprimorar o convívio dos aprendentes na escola, ao mesmo tempo que geram novos impasses e desafios. Através das pesquisas deste trabalho, se fez possível abordar e analisar pontos importantes relacionados a tecnologias, seus desafios e a atuação do educador nos processos educacionais resultantes. Percebeu-se uma preocupação em se adotar adequadamente a tecnologia como um suporte importante ao trabalho do professor, na busca da melhor adequação a construção do saber sem, contudo, submeter professor ou aluno a um domínio tecnológico, ou seja, sem torná-los reféns da tecnologia.

Publicado
2018-12-21