A APLICABILIDADE DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Isis Ferreira FATEC - Garça
Palavras-chave: Técnicas. Planejamento Estratégico de Marketing. Ambiente Organizacional.

Resumo

Atualmente planejar as ações organizacionais é imprescindível para a sobrevivência de qualquer organização, pois além de desenvolver suas atividades com eficiência é preciso ter uma visão projetada no futuro, delineando o caminho que será percorrido, considerando as mudanças sociais e econômicas. A questão central do presente trabalho é: existem técnicas de planejamento de marketing adotadas pela instituição de ensino superior pesquisada? Sendo assim revela-se um questionamento no que diz respeito ao posicionamento da instituição de ensino com uma organização inserida no contexto econômico e empresarial. Define-se como objetivo geral: Diagnosticar as técnicas de planejamento de marketing adotadas pela instituição de ensino superior. A pesquisa tem caráter qualitativo por seguir a linha interpretativa, propondo uma discussão entre as informações coletadas junto ao sujeito de pesquisa e a literatura, fazendo uso do estudo de caso. Utilizaram-se procedimentos éticos de pesquisa pautados na resolução 196/1996 do conselho nacional de saúde que rege normas para pesquisa com seres humanos. Foram identificadas diversas ferramentas utilizadas para o planejamento das ações de marketing da unidade, desde o planejamento até a divulgação, porém muitas de caráter informal e aleatórias. Neste contexto salienta-se como proposta de melhoria a implementação de um planejamento de marketing com o intuito de delinear as ações organizacionais e otimizar os recursos potencializando as chances de crescimento. Como consideração final destaca-se que independente do setor, segmento, porte que a organização está inserida é preciso realizar o planejamento de marketing, já que o mesmo além de se ajustar as reais necessidades organizacionais contribui para o alcance dos resultados.

Publicado
2018-12-21